O Ministério da Educação considera que a avaliação interna e externa das aprendizagens é essencial para o sucesso educativo dos alunos e para o bom desempenho das escolas, sendo, portanto, um dever da administração educativa monitorizar o desempenho do sistema, nomeadamente no que respeita às aprendizagens.
- No 2.º ano (1.º Ciclo), provas de aferição que abrangem todas as áreas do currículo.
- Em 2015/2016, uma prova incide sobre Português e a outra sobre Matemática, apresentando as duas uma componente de Estudo do Meio.
- Em 2016/2017, a aferição já incluirá a área das Expressões.
- Os resultados das provas de aferição são devolvidos às escolas, para análise, e transmitidos aos encarregados de educação e aos alunos através de uma Ficha Individual do Aluno. Esta ficha contém um descritivo detalhado do desempenho e as classificações por domínio ou tema. A Ficha Individual do Aluno constitui-se como suporte das estratégias diferenciadas que integrarão a prática letiva subsequente, em complemento de todos os dados gerados pela avaliação interna.
- As provas de aferição são realizadas no final do ano letivo e têm aplicação obrigatória e universal.
- Em 2015/2016, as provas de aferição do 2.º e do 5.º ano são realizadas na última semana de aulas (portanto, entre 6 e 9 de junho).
- As provas do 2.º ano de escolaridade serão, por regra, realizadas nas escolas dos alunos, em situação habitual de sala de aula e aplicadas pelos seus professores.
- Neste momento estão a ser produzidas as alterações legislativas necessárias àimplementação deste modelo.Os Agrupamentos e Escolas receberam já a informação existente sobre o modelo,realizando-se, em breve, reuniões de trabalho com os seus diretores.
Para mais informações, cliquem no texto acima. Durante os próximos dias/semanas, irão decerto surgir mais notícias e esclarecimentos.
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